sábado, 11 de agosto de 2007

Prexige retirado do mercado australiano

Medicamento associado a ocorrência de lesões hepáticas

As autoridades de saúde australianas ordenaram a recolha do mercado do Prexige (Lumiracoxib), um medicamento destinado ao tratamento da osteoartrose, depois de terem sido registadas duas mortes e dois transplantes de fígado que se suspeita terem sido provocados pela utilização do fármaco.

O Departamento de Saúde e Administração de Bens Terapêuticos de Envelhecimento (TGA) do Governo Australiano emitiu um comunicado, no qual refere que a administração do medicamento foi associada a várias lesões no fígado. O fármaco, comercializado pela Novartis, é um inibidor selectivo da COX-2 que pertence ao grupo dos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs).

O documento divulgado pelo TGA dá conta da recepção de oito relatórios referentes a reacções adversas provocadas no fígado pelo mediamento em questão, “incluindo duas mortes e dois transplantes de fígado”.

A medida é preventiva, refere o TGA que, em conjunto com o Comité de Aconselhamento de Reacções Adversas a Fármacos, procedeu à análise dos referidos relatórios “e recomendou o cancelamento do registo do Lumiracoxib devido à gravidade dos efeitos secundários relatados associados à ingestão do medicamento”, afirmou Rohan Hammett, presidente do comité de especialistas.

Segundo explicou o mesmo responsável, “quanto mais longo é o tempo de exposição ao tratamento, maiores são as probabilidades de lesões hepáticas”. O TGA recomenda, por isso, que os doentes abandonem a toma do fármaco “imediatamente” e procurem uma terapia alternativa junto do médico.

A Novartis está a colaborar na recolha do medicamento, avançou a farmacêutica num comunicado divulgado no seu portal australiano. Desde Julho de 2005, data em que a substância foi lançadao, registaram-se já mais de 7 milhões de prescrições do Prexige a nível mundial.

Marta Bilro

Fonte: Novartis, Departamento de Saúde e Administração de Bens Terapêuticos de Envelhecimento do Governo Australiano.

Sem comentários: