sábado, 11 de agosto de 2007

Lisboa acolhe 1º Congresso Nacional de Ciências Dermatocosméticas

Conhecer “o estado da arte”, isto é, as funções e tecnologias químicas e farmacêuticas envolvidas no processo de produção dos produtos de beleza, para além do papel que desempenham nas rotinas do dia-a-dia, é o mote para a realização do 1º Congresso Nacional de Ciências Dermatocosméticas, subordinado ao tema “Expandindo as Fronteiras”. O Auditório Agostinho da Silva, em Lisboa, será o palco onde se vão cruzar diversos especialistas do sector, no dia 19 de Outubro de 2007.

O evento, organizado pelo Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, pretende contribuir para a promoção desta área junto de investigadores, industriais, empresários e profissionais dos diversos sectores da saúde. Nesse sentido, o congresso vai funcionar como um fórum de apresentação de trabalhos e discussão de temas, de natureza técnico-científica.

A massificação dos produtos de beleza, higiene e bem-estar fez com que estes se tornassem uma presença constante no dia-a-dia de cada pessoa. Porém, a sua composição envolve compostos complexos, em muitos aspectos (técnicos) mais elaborados que os medicamentos. Actualmente são, com frequência, utilizados como complemento principal da terapêutica dermatológica, e reconhecidos na promoção da saúde pública e qualidade de vida, esbatendo-se, por vezes, as fronteiras com outros produtos de saúde (medicamentos e dispositivos médicos), biocidas ou alimentos.

De acordo com os organizadores do evento, esta realidade é fruto do avanço científico e tecnológico que tem “proporcionado permanentes desenvolvimentos e inovação, que transformam esta na classe mais segura de produtos para uso humano, e simultaneamente, cada vez mais úteis e acessíveis”.

Entre os principais temas que vão ser debatidos destacam-se a importância da informação ao consumidor, o futuro da comprovação da segurança dos produtos cosméticos na Europa, a abordagem dermatológica do foto-envelhecimento, a relação entre a pele e a mente, o papel dos produtos cosméticos na saúde pública ou a farmácia comunitária e a promoção da saúde cutânea. A ficha de inscrição está disponível no portal do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Lusófona, bem como o programa e a lista de intervenientes no congresso.

Marta Bilro

Fonte: Jasfarma, Universidade Lusófona.

Sem comentários: