sábado, 18 de agosto de 2007

Campanha nacional da APP tem apoio do Lamisil 1 da Novartis
Rastreios gratuitos à saúde dos pés


Vai estar em marcha itinerante pelas farmácias uma campanha nacional gizada pela Associação Portuguesa de Podologia, em colaboração com o novo medicamento da Novartis para o pé-de-atleta Lamisil 1 (terbinafina). A iniciativa consiste numa série de rastreios gratuitos que têm como objectivo aferir e ajudar a manter a boa forma dos pés dos cidadãos portugueses e promover o despiste precoce das doenças podológicas como a tinea pedis, infecção fúngica que afecta mais de dois milhões de portugueses.

Apresentado publicamente em Abril passado pela Novartis Consumer Health no Porto, o Lamisil 1 é o primeiro tratamento que, numa única aplicação tópica, combate os efeitos do pé-de-atleta. Não sujeito a receita médica, está disponível no mercado farmacêutico nacional como solução cutânea, numa dosagem de 10 mg/g, e será protagonista das várias sessões da campanha que a Associação Portuguesa de Podologia vai levar a cabo em todo o território nacional. Ao longo deste mês e do seguinte, a iniciativa deverá percorrer inúmeras farmácias, realizando rastreios gratuitos a todos os interessados em saber como vai a saúde dos seus pés, que no Verão tendem sempre a ser maltratados pela praia, pelos banhos frequentes e pelo maior contacto com as impurezas no ar. Com o objectivo de “alertar os portugueses para a sáude dos pés”, a campanha arranca no dia 31, e visitará mais de 40 farmácias de Norte a Sul do país.
O presidente da APP, Manuel Azevedo Portela, considera que o êxito alcançado durante a primeira fase da campanha, em Julho, justifica o regresso à medida, considerando que “os portugueses ainda estão pouco sensibilizados para a importância da saúde dos pés e ignoram as doenças que os afectam, o que pode originar complicações graves como dificuldades em andar”. Os primeiros rastreios gratuitos vão ter lugar já a partir de dia 31 deste mês, das 10 às 17 horas, arrancando no distrito de Leiria: na Farmácia Laranjeira Pais, na Farmácia Lis, na Farmácia Duarte e na Farmácia Fátima. O podologista salienta que “os rastreios são importantes para prevenir, aconselhar e tratar as doenças dos pés, e são também um incentivo para as pessoas pensarem na sua saúde”.
Um estudo recente da Associação Portuguesa de Podologia, realizado em parceria com o Lamisil 1 da Novartis, revelou que 86 por cento dos portugueses sofre de doenças dos pés, sendo as mais frequentes as onicomicoses, o pé-de-atleta e as hiperqueratoses. No entanto, só 12 por cento já foram a uma consulta de podologia, enquanto 61 por cento não conhece qualquer medida para se prevenir, desconhecendo que o uso de chinelos e a higiene são essenciais. O Lamisil 1 consiste numa inovadora formulação galénica de um reconhecido medicamento fungicida, com base numa tecnologia revolucionária. Feita a aplicação, forma-se uma película protectora transparente que permite a libertação da substância activa que inicia a sua acção de imediato, atingindo concentrações fungicidas após 30 minutos, e mantendo-se activa durante 13 dias. Desta forma, o Lamisil 1 não só permite o rápido alívio dos sintomas do pé-de-atleta como protege o pé de recidivas ou reinfecções”, explicou, na sessão de lançamento do produto, em Abril, Sandra Miguel, a gestora da marca.

Carla Teixeira
Fonte: Associação Portuguesa de Podologia, Portal da Saúde, «O Primeiro de Janeiro»