sábado, 18 de agosto de 2007

Organizações farmacêuticas e de saúde americanas lançam plataforma de resposta a desastres

A plataforma Rx Response permite que as companhias, voluntários e agências governamentais trabalhem juntos para ajudar no apoio à distribuição contínua de medicamentos em tempos de crise

Organizações de saúde americanas, envolvidas no fabrico, distribuição e preparação de produtos farmacêuticos, anunciaram a criação do Rx Response, um programa desenhado para ajudar no suporte da entrega continuada de medicamentos durante uma situação grave de emergência de saúde pública.

O Rx Response baseia-se no reconhecimento, por parte das organizações, de que o acesso a medicamentos durante períodos de graves emergências no campo da saúde pública requerem um esforço abrangente e uma comunicação próxima entre os diversos accionistas do sector envolvidos, tanto públicos como privados.

O presidente da Pharmaceutical Research and Manufacturers of America (PhRMA), Billy Tauzin, afirmou que, durante uma catástrofe, é vital que os sistemas estejam preparados para dar assistência através da entrega continuada de medicamentos aos hospitais, aos fornecedores de cuidados médicos e aos pacientes. O Rx Response é uma parceria dedicada a dar assistência através da entrega de medicamentos cruciais aos pacientes cuja saúde esteja ameaçada durante uma situação de crise.

O programa Rx Response inclui as indústrias farmacêutica e biotecnológica, assim como as companhias de distribuição, farmácias e hospitais, ou seja, todos os que têm um papel na distribuição de medicamentos aos pacientes, sendo parceiros deste programa a American Hospital Association, American Red Cross, Biotechnology Industry Organization, Healthcare Distribution Management Association, National Association of Chain Drug Stores, National Community Pharmacists Association e a Pharmaceutical Research and Manufacturers of America.

No passado, quando a cadeia de fornecimentos de produtos farmacêuticos era interrompida, não existia nenhum fórum onde os fornecedores podiam reunir e partilhar informação. Agora, o Rx Response irá ajudar no apoio à partilha de informação entre os parceiros.

O programa será activado quando for necessário responder a graves emergências no domínio da saúde pública, quando os planos de assistência de emergência e programas de serviço existentes forem interrompidos, e na ajuda a assistir organizações parceiras nas suas actividades individuais de resposta.

Isabel Marques

Fontes:
www.medicalnewstoday.com, www.rxresponse.org

Sem comentários: