sábado, 18 de agosto de 2007

Revalidação da carteira profissional dos farmacêuticos
Novo sistema será apresentado brevemente


A Ordem dos Farmacêuticos conta apresentar brevemente o novo sistema para revalidação da carteira profissional, uma das grandes bandeiras da campanha de Irene Silveira ao cargo de bastonária da OF, conforme disse ao farmacia.com.pt numa entrevista publicada a 14 de Junho, uma semana antes das eleições que a consagraram como representante máxima da classe em Portugal.

Num comunicado disponível no site da Ordem dos Farmacêuticos, Irene Silveira dá conta da intenção de, a breve trecho, anunciar as novas regras de revalidação da carteira profissional, enfatizando precisamente a ideia de que essa medida foi uma das apostas centrais da sua candidatura, e salvaguardando que a formação contínua dos profissionais de farmácia, tendo em conta a evolução constante do sector, é indispensável ao bom exercício daquelas funções, bem como ao reforço da empregabilidade e da competitividade das empresas farmacêuticas. Afirma a bastonária que “o farmacêutico não pode deixar de investir na sua aprendizagem ao longo da vida, e consequentemente na sua valorização e qualificação”, e que à OF, como entidade reguladora, “cabe garantir que o desempenho profissional se pauta por elevados compromissos ético-deontológicos, assentes na prática suportada pela evidência técnico-científica”.
Lembrando que os actuais corpos sociais da Ordem apresentaram no decurso da sua campanha “um programa alicerçado na mudança”, e que entre as mudanças propostas figurava a da revisão da metodologia de creditação e de revalidação da carteira profissional, Irene Silveira assevera que a nova direcção nacional da OF “desencadeará brevemente o processo de revisão e reformulação da estratégia de intervenção nesta matéria, que naturalmente implicará um período de reflexão e de implementação de novas medidas”. Por esse motivo, explica, “o sistema de creditação e revalidação da carteira profissional encontra-se suspenso, de forma a promover a sua adequada revisão”, avisando contudo que a Ordem continuará a receber os processos que os profissionais entendam enviar-lhe, mesmo durante o período de suspensão.
Na entrevista concedida em Junho ao farmacia.com.pt, e questionada sobre o que importa mudar no sistema de revalidação da carteira profissional, a candidata referia que “importa mudar tudo”, acrescentando que desde 1983 faz parte de um grupo de formadores de farmacêuticos, e que também nessa qualidade estava já “totalmente de acordo com a necessidade de formação”, porque “as pessoas que saem das universidades estão normalmente muito bem preparadas”, mas o ritmo de evolução da Ciência é muito acelerado. “Preconizo que a formação contínua é muito importante, mas não, de modo algum, a frequência de acções de formação que atribuem créditos de modo arbitrário”, justificou.
Afirmava então a responsável que “é preciso valorizar a experiência diária dos farmacêuticos. As pessoas têm de saber que competências têm de desenvolver e voluntariamente decidir adquirir competências. Não pode haver obrigatoriedade, por uma questão de créditos, de os profissionais frequentarem certas acções de formação, que nem sempre são as que melhor servem os seus interesses e os interesses dos doentes. A revalidação da carteira profissional não poderá estar veiculada ao actual sistema. A qualificação é uma das minhas prioridades, mas não da forma que actualmente está considerada. É minha prioridade absoluta reformular o actual sistema, porque esta plêiade de cursos de formação não traz nada de positivo”. O comunicado agora divulgado no site da OF estabelece para breve o arranque dessa mudança.

Carla Teixeira
Fonte: Ordem dos Farmacêuticos, entrevista à candidata em Junho

Sem comentários: