quinta-feira, 22 de novembro de 2007

GSK adquire Reliant Pharmaceuticals por 1,65 mil milhões de dólares

A britânica GlaxoSmithKline Plc (GSK), a principal farmacêutica europeia, anunciou a aquisição da companhia biotecnológica privada norte-americana Reliant Pharmaceuticals por 1,65 mil milhões, operação que se revelou uma das mais importantes para a farmacêutica em 2007.

Com este negócio a companhia britânica terá acesso a fármacos cardiovasculares, como o Lovaza (ésteres etílicos do ácido omega-3). A GSK necessita de novos medicamentos para compensar a diminuição das vendas de alguns dos maiores produtos, e após o Avandia (maleato de rosiglitazona), para o tratamento da diabetes, ter sido relacionado com a ocorrência de ataques cardíacos.

O Lovaza amplia o perfil em crescimento da GSK, na área das doenças cardiovasculares. No ano passado, dos lucros na ordem dos 20 mil milhões de libras da GSK, aproximadamente 1,64 mil milhões de libras foram provenientes dos fármacos cardiovasculares.

O Lovaza é utilizado em adultos com níveis muito elevados de triglicerídeos, substâncias gordas no sangue que aumentam o risco de doenças coronárias. As vendas do tratamento atingiram os 206 milhões de dólares nos primeiros nove meses de 2007.

Além do Lovaza, a Reliant também comercializa o Rythmol SR (propafenona), um tratamento para ritmos cardíacos anormais, e também o DynaCirc CR (isradipina) e o InnoPran XL (propranolol), dois fármacos para a hipertensão. A GSK afirmou que o seu principal interesse era o Lovaza, que a companhia pretende vender junto ao seu principal fármaco cardíaco, o Coreg CR (carvedilol), nos Estados Unidos.

Espera-se que a aquisição seja completada até ao final de 2007, estando sujeita à aprovação da Comissão Federal para o Comércio dos Estados Unidos.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Bloomberg, Reuters

Sem comentários: