quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Mercado de vacinas deverá quadruplicar na próxima década

O mercado de vacinas pediátricas e para adolescentes deverá quadruplicar ao longo dos próximos dez anos, indica um relatório recente de análise ao sector que diz também que o Prevnar, uma vacina pneumocócica conjugada, desenvolvida pela Wyeth, deverá ser a primeira a assumir a liderança de vendas.

O sucesso do Prevnar, a primeira vacina aprovada para prevenir a infecção pelo Streptococcus Pneumoniae em crianças, é apontado pelo estudo da “Datamonitor” como o principal indício de que as vacinas de custos elevados destinadas aos adolescentes e às crianças têm grande probabilidade de aumentar a sua proeminência nas linhas de investigação das farmacêuticas.

As vendas globais desta vacina renderam, em 2006, 1,28 mil milhões de euros e, apesar das quatro doses necessárias custarem cerca de 215 euros, “este é um preço que tem sido aceite pelos governos devido ao perfil da boa relação custo-benefício”, referem os autores do estudo.
“A estratégia de preços da Wyeth abriu caminho a um aumento da tolerância dos produtos de preços elevados no sector das vacinas pediátricas”, acrescentam.

No ano passado, o sector das vacinas pediátricas e para adolescentes nos sete maiores mercados mundiais foi avaliado em cerca de 2,9 mil milhões de euros, porém, graças aos preços elevados recentemente cobrados por vacinas que prometem benefícios significativos para a saúde, o relatório da “Datamonitor” estima que este valor possa sofrer um aumento substancial, atingindo os 10,8 mil milhões de euros em 2016.

Os acontecimentos parecem vir ao encontro das previsões da “Datamonitor”. Um dos exemplos é a vacina da Merck contra o vírus do papiloma humano (HPV) que atrai cada vez mais a atenção dos consumidores, pondo sob pressão as autoridades de saúde para que disponibilizem a vacina às jovens adolescentes. A vacina rival, produzida pela GlaxoSmithKline, foi também recentemente aprovada em vários países e, apesar do custo de ambas ser bastante elevado, a vacinação contra o HPV tem vindo a ser recomendada na União Europeia e nos Estados Unidos da América (EUA).

Se é certo que actualmente as atenções estão concentradas nas vacinas contra o HPV, o Prevnar (aprovado nos EUA em 2000) foi a primeira vacina com estatuto de sucesso de vendas, tendo fomentado o desenvolvimento de outros candidatos a vacinas destinadas à protecção contra um espectro mais abrangente de serótipos da Streptococcus Pneumoniae.

Com a Wyeth e a GlaxoSmithKline a trabalharem em vacinas do género, a “Datamonitor” estima que o valor total do mercado de vacinas pneumocócicas pediátricas aumente para os 1,55 mil milhões de euros em 2016 nos EUA, Japão, França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido.

A meningite é outro dos sectores que apresenta grandes potencialidade de crescimento, salienta o relatório. Uma oportunidade particularmente lucrativa, de acordo com o trabalho, reside no desenvolvimento de uma vacina contra infecções por Neisseria meningitidis B.

No entanto, o estudo salienta também o facto de que nem todas as vacinas a preços elevados irão necessariamente obter a adesão invejável da vacina pneumocócica conjugada da Wyeth, ou das vacinas contra o HPV, pelo que é crucial que os produtores entendam que a chave para o sucesso reside na introdução do produto nos programas nacionais de vacinação.

Os produtores de vacinas precisam, por isso, “de se concentrar nas verdadeiras necessidades médicas bem como na melhoria da educação pública de forma a assegurar o sucesso comercial dos seus produtos”.

Marta Bilro

Fonte: DrugResearcher.com.

Sem comentários: