domingo, 24 de junho de 2007

Associação Médica Americana
Nancy Nielsen eleita presidente da AMA

É a segunda mulher a conquistar a liderança da Associação Médica Americana. Nancy Nielsen, uma internista natural de Buffalo e alto-quadro da farmacêutica Pfizer, acaba de ser eleita presidente da AMA, a maior e mais importante associação de médicos dos Estados Unidos.

Volvido um ano sobre a sua nomeação, Nacy Nielsen deverá assumir o gabinete da presidência da associação em Junho de 2008, transformando-se então na segunda mulher a ocupar a mais alta posição na hierarquia da AMA. Reagindo à notícia da sua nomeação, a eleita recordou que “a Associação Médica Americana assume um compromisso com a liderança, a excelência e a integridade na busca das melhores soluções práticas em termos de cuidados de saúde no nosso país”, definindo como “uma grande honra e um privilégio ser nomeada presidente-eleita de uma entidade que está empenhada em ajudar a profissão médica e os doentes que são servidos pelos seus agentes”.
Membro destacado da AMA desde 2000, Nancy Nielsen desempenhou, por quatro anos consecutivos, as funções de porta-voz da câmara de delegados, depois de ter assumido durante três anos o papel de segundo porta-voz. Ao longo desse tempo, a médica nova-iorquina tem contribuído activamente para o debate das políticas da AMA, rubricando importantes decisões nessa matéria. Actualmente, Nielsen é o rosto de várias iniciativas de grande relevância da associação, tais como um fórum nacional para a qualidade, um convénio de médicos para melhoria da performance na prestação de cuidados de saúde e a aliança para a qualidade em ambulatório.

Novo porta-voz
Durante o encontro anual da Associação Médica Americana, e na sequência da nomeação de Nancy Nielsen para a presidência, também foi nomeado para o cargo de porta-voz daquele organismo um novo nome. Jeremy A. Lazarus, um psiquiatra natural de Denver, assumirá agora competências na área da gestão de contactos institucionais da associação. O novo responsável considerou também “uma honra” a distinção de que foi alvo ontem, asseverando estar “orgulhoso por representar a posição de tantos profissionais de Medicina”. Lazarus transita das funções de segundo porta-voz, e planeia, na sua acção como representante da AMA, contribuir para a generalização dos cuidados médicos de qualidade a toda a população norte-americana, protegendo a relação entre médico e doente.

Carla Teixeira
Fonte: AMA, PR Newswire

Sem comentários: