domingo, 24 de junho de 2007

Dentro de três a cinco anos…
Tratamentos individualizados para o cancro da mama


O aperfeiçoamento dos tratamentos para o cancro da mama deverão permitir, num prazo compreendido entre três e cinco anos, a definição de esquemas terapêuticos individualizados, de acordo com as características específicas de casa tumor e de cada paciente.

A opinião foi expressa há dias por Gabriel Hortobagyi, director do Departamento de Oncologia Mamária da Clínica Anderson, na cidade norte-americana de Houston. O especialista, que falava na VII Conferência do Cancro da Mama, que teve lugar em Madrid, considerou que a melhoria sentida ao longo dos últimos anos no tratamento daquele tipo de carcinoma, consumada através dos significativos progressos feitos em matéria de aplicação de tecnologias e no desenvolvimento de novos fármacos, deverá tornar possível a análise casuística dos tumores, levando à implementação de terapias adequadas e individualizadas para cada doente.
Hortobagyi apontou ainda a eficácia dos medicamentos biológicos no combate ao cancro da mama, colocando a ênfase no facto de se tratar de produtos que não são tóxicos e que se ajustam a tratamentos individualizados, porque se dirigem de uma forma específica às causas das alterações que levam as células cancerosas a diferenciar-se das restantes e a crescer de um modo descontrolado e pernicioso. O médico garantiu que esse tipo de terapia permitiria “acompanhar o desenvolvimento do tumor ao longo do tratamento e, no caso de não funcionar, alterar a medicação a tempo, já que a detecção do problema seria imediata”.

Carla Teixeira
Fonte: Europa Press, AZfarmacia

Sem comentários: