segunda-feira, 30 de julho de 2007

Cientistas questionam funcionamento do VIH

Estudo indica que afinal processo de rarefacção das células é lento

A forma como o vírus da sida destrói o sistema imunitário foi colocada em causa por cientistas britânicos e americanos, revela um estudo publicado na revista mensal americana «PLoS Medicine».

O vírus da imunodeficiência humana (VIH) reproduz-se destruindo alguns dos glóbulos brancos que desempenham o papel de chefes de orquestra do sistema imunitário.

A comunidade científica pensava que as células infectadas produziam novas partículas de VIH, provocando a activação de novas células que, à sua volta, eram infectadas e destruídas, fragilizando assim gradualmente o sistema de defesa do corpo humano.

No entanto, as investigações conduzidas por cientistas americanos e britânicos, vêem agora demonstrar que se esta hipótese fosse correcta, as células infectadas deveriam ser destruídas muito mais rapidamente do que o são na realidade.

De acordo com os investigadores, existe um “processo lento” na rarefacção destas células e a identificação desse processo “fornecerá um resumo essencial da natureza do VIH e permitirá potenciais novas abordagens em matéria de terapêutica.”

Raquel Pacheco

Fonte: «PLoS Medicine»

Sem comentários: