segunda-feira, 30 de julho de 2007

Medicamentos sujeitos a receita médica tornam-se protagonistas de TV

Numa altura em que as séries de televisão ganham cada vez mais adeptos, os medicamentos sujeitos a receita médica estão a tornar-se estrelas famosas. Segundo noticia o The Indianapolis Star, no último ano foram registadas 462 menções televisivas a fármacos prescritos, mais do dobro das contabilizadas dois anos antes. Embora algumas possam representar propaganda financiada, o facto é que esta é uma forma discreta de marketing, principalmente para os medicamentos exclusivos.

Ao contrário do que se pensa, os produtores de medicamentos representam uma pequena parte na colocação de produtos no mercado e nem sequer se encontram entre os dez primeiros, refere a “Nielsen Product Placement”. Os dados da PQ Media indicam que as empresas pagaram 2,46 mil milhões de euros a nível global, em 2006, para colocarem os seus produtos na televisão, em filmes e noutros meios de comunicação social, o que representa um aumento de 37 por cento face ao ano anterior.

No primeiro semestre deste ano, os produtos da farmacêutica norte-americana Eli Lilly foram referidos 28 vezes nas séries televisivas e programas de TV, quase o triplo quando comparado com igual período do ano anterior. No entanto, a Eli Lilly afirma que não paga tal publicidade. “Vemo-los quando estamos em casa, sentados no sofá, como qualquer outra pessoa”, salientou Judy Kay Moore, porta-voz do laboratório. A responsável garante que não existe nenhuma parceria secreta entre a empresa e os argumentistas. “Não lhes pagamos. Se acontece é por mero acaso”, acrescenta.

Por sua vez, a Organon reconhece ter efectuado pagamentos por referências televisivas na série “Scrubs”, na qual o logótipo do contraceptivo hormonal Nuvaring (Etinilestradiol + Etonogestrel) aparece 11 vezes, a maioria delas em cartazes de fundo.

Lista dos medicamentos mais citados em programas televisivos durante 2006:

Botox (Toxina botulínica A) da Allergan - 72 vezes;
Vicodin (Hidrocodona) da Abbott - 56 vezes;
Viagra (Sildenafil) da Pfizer - 54 vezes;
Rohypnol (Flunitrazepam) da Roche - 50 vezes;
NuvaRing (Etinilestradiol + Etonogestrel) da Organon - 36 vezes;
Ritalina (Metilfenidato) da Novartis - 22 vezes;
Valium (Diazepam) da Roche - 17 vezes;
Prozac (Fluoxetina) da Lilly - 16 vezes;
Xanax (Alprazolam) da Pfizer - 14 vezes;
Cipro (ciprofloxacina) da Bayer - 12 vezes;

Programas televisivos com mais menções a fármacos de marca em 2007 (até 10 de Julho):

• “Médicos e Estagiários” (“Scrubs”) – 78
• “House” – 41
• “Anatomia de Grey” (“Grey’s Anatomy”) – 33
• “Lei e Ordem – Unidade Especial” (“Law & Order SVU”) – 25
• “Serviço de Urgência” (“ER”) – 16

Marta Bilro

Fonte: Pharmalot, The Indianapolis Star.

3 comentários:

Carla Teixeira disse...

Acho este teu texto muito interessante. :)

Rui Borges disse...

Muito bom!! Enorme perspicácia.

xtrelitah disse...

obrigada! também achei o assunto aliciante.