segunda-feira, 30 de julho de 2007

Medicamentos contra a diabetes aumentam risco de paragem cardíaca

Os medicamentos "Avantia" e "Actos", utilizados no tratamento da diabetes do tipo 2, podem aumentar para o dobro o risco de problemas cardíacos, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Wake Forest, na Carolina do Norte, Estados Unidos, publicado na Revista "Diabetes Cares".

O estudo revelou que o risco de paragem cardíaca pode aumentar até 100 por cento nas pessoas que tomam "thiazolinediones", uma substância presente nos medicamentos em questão e que se destina a aumentar a sensibilidade à insulina.

Os investigadores observaram 78.000 doentes com o objectivo estabelecer a ligação entre os dois medicamentos referenciados e as paragens cardíacas e concluíram que o risco de paragem cardíaca é superior nas pessoas com mais idade, no entanto, em cerca de 25 por cento dos casos foi também registada uma reacção em homens e mulheres com menos de 60 anos.

“Estes medicamentos são utilizados por mais de 3 milhões de diabéticos só nos Estados Unidos, o que significa que pode haver milhões de pessoas afectadas", afirmou Sonai Singh, profesor de medicina interna da Universidade Wake Forest.

As suspeitas sobre os riscos do “Avantia” haviam já sido levantadas por um estudo apresentado no inicio do presente ano, onde o medicamento aparece indicado como um dos fármacos associados ao aumento de ataques cardíacos e à morte por problemas cardiovasculares. A confirmação surge agora, uma vez que os dados recolhidos levam os investigadores a afirmar que o "thiazolinediones" pode mesmo causar retenção de líquidos e activar a paragem cardíaca, em pessoas com problemas do foro cardíaco.

Os principais sintomas associados ao risco de paragens cardíaca caracterizam-se pela falta de ar e pela dificuldade em percorrer curtas distâncias e verificam-se essencialmente em pessoas de idade.

Inês de Matos

Fonte: Lusa

Sem comentários: