quinta-feira, 5 de julho de 2007

Elevado consumo de Cocaína em Espanha preocupa ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) está preocupada com o forte aumento do consumo de cocaína em Espanha, que no ano passado ultrapassou os Estados Unidos no consumo desta droga. O consumo duplicou desde 1999 e cerca de 3 por cento da população espanhola, entre os 15 e os 64 anos, consumiu cocaína durante o ano passado, o que representa um consumo quatro vezes superior à média europeia.

O Comunicado Mundial sobre as Drogas 2007, da ONU, apresentado no âmbito das comemorações do Dia Mundial Contra as Drogas, celebrado no passado dia 26 de Junho, lança um alerta ao governo espanhol para que encare o elevado consumo de cocaína como uma epidemia, com sérios riscos para a saúde e que causa diversos conflitos sociais.

Como reacção ao alerta lançado na semana passada pela ONU, o governo espanhol lançou de imediato um programa de actuação contra a cocaína, com um financiamento de sete milhões de euros e duração até 2010, que pretende prevenir, reduzir o consumo e consciencializar a população de que o consumo de cocaína multiplica o risco de enfarte e de psicopatologias.

A ministra da saúde, Elena Salgado, aproveitou a apresentação do programa para dizer que a cocaína “não é uma substância nova, nem o seu consumo está relacionado com o prestigio social ou com o êxito profissional, não sendo também inócua”.

O programa do governo espanhol prevê a realização de novas campanhas de sensibilização e acções de formação e informação sobre o consumo deste estupefaciente, apoiando-se numa base multidisciplinar pedagógica e sanitária.

A campanha pretende chegar também até aos mais jovens através do envio de mensagens de e-mail ou SMS’s, para além da criação de fóruns e chats na Internet, onde o tema estará em debate.

Inês de Matos

Fonte: correofarmaceutico.com

Sem comentários: