quinta-feira, 5 de julho de 2007

FDA estende aprovação GRAS ao Listex para todos os produtos alimentares

Listex também pode ser utilizado na União Europeia

A agência norte-americana que regula os medicamentos e os alimentos, FDA, e o Departamento Norte-Americano de Agricultura, USDA, anunciaram que concederam a aprovação ao Listex P100, o produto bacteriófago natural contra a Listeria, como Reconhecido Geralmente Como Seguro (GRAS), para todos os produtos alimentares.

Na luta contra a Listeria, um dos mais perigosos patogénios alimentares, as companhias de processamento de alimentos norte-americanas podem agora utilizar uma ferramenta nova, mas contudo natural: o bacteriófago Listex. A FDA e a USDA aprovaram este produto, desenvolvido na Holanda, como GRAS, baseado nos extensivos dados de segurança e eficácia e nos testes organolépticos que confirmam que o Listex é seguro e tem qualquer impacto no sabor, cheiro, cor e outras propriedades físicas dos produtos tratados.

Os bacteriófagos (fagos) são os microorganismos mais abundantes na terra. A água doce e a água do mar podem conter até mil milhões de fagos por mililitro, enquanto que na carne, fresca e processada, e nos produtos de carne, mais de 100 milhões de fagos viáveis estão frequentemente presentes por grama. Os fagos são inofensivos para os humanos, animais e plantas, e têm como alvo somente as células bacterianas. São extremamente específicos em relação às bactérias que reconhecem. Os bacteriófagos do Listex têm como alvo somente a bactéria Listeria (deixando as bactérias benéficas intactas), e são fáceis de aplicar nos processos de produção.

Em Outubro de 2006, a FDA já tinha anunciado o Listex como GRAS contra a Listeria em queijos. A extensão para todos os produtos susceptíveis à Listeria abre a possibilidade para a indústria de carne e peixe para a aplicação do Listex. No início deste mês, agência holandesa dedicada à inspecção, a SKAL, confirmou o estatuto “orgânico” do Listex, de acordo com a lei da União Europeia (UE) e, como resultado, pode ser utilizado na UE em produtos regulares e orgânicos.

O Presidente da EBI Food Safety, Mark Offerhaus, afirmou que a segurança dos alimentos é agora a questão principal da agenda das companhias de processamento de alimentos e dos consumidores nos Estados Unidos, que insistem em soluções “verdes”, em vez de produtos químicos. Os bacteriófagos naturais comprovam ser uma solução única, onde a segurança reforçada não afecta as características do produto. As companhias de processamento de alimentos dos Estados Unidos podem agora beneficiar com o Listex, como seus análogos europeus.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Listeriose, a doença causada pela Listeria monocitogenes, é uma das mais graves infecções causadas pela comida, com uma taxa de mortalidade de 30 por cento. Depois da exposição pode levar semanas até que a infecção se manifeste. O Serviço de Inspecção e Segurança Alimentar dos Estados Unidos mantém uma política de tolerância zero para a bactéria, que cresce em temperatura de refrigeração e é omnipresente. Os grupos de risco incluem os jovens, os idosos, os indivíduos com imunidade comprometida e as grávidas.

Mais informações acerca da Listeriose e suas implicações podem ser consultadas no farmácia.com.pt, no artigo “Listeriose motiva projecto de sensibilização” publicado no dia 3 de Julho.

Isabel Marques

Fontes: PRNewswire

4 comentários:

Rui Borges disse...

Olá Isabel,

Ainda não recebemos a ficha de avaliação. Por favor envie-nos com a maior brevidade possível.

Obrigado,

Rui Borges

Isabel disse...

Já tinha enviado a ficha de avaliação ontem para o press@farmacia.com.pt, mas voltei agora a enviar o mail para rui.borges@farmacia.com.pt.
Espero que desta vez chegue ao destino. Caso haja algum problema, por favor, avise-me. Obrigada.

Rui Borges disse...

Relativamente a este artigo, reparei que é demasiado idêntico ao publicado nesta página:

http://br.news.yahoo.com/s/070703/24/1lkvd.html

ou nesta:

http://www.prnewswire.com.br/news/070700000011.htm

Apesar de adaptado para o português, roça um pouco o plágio, contra o qual já advertimos por diversas vezes.

Contudo o artigo é de extrema importância e deve ser publicado, mas para tal, deverá ser clarificado, a começar pelo título.

Cumprimentos

Rui Borges

PS: já recebemos a ficha, obrigado.

Isabel disse...

O artigo baseou-se na tradução das versões inglesa e espanhola que estão publicados no Prnewswire. Vou tentar melhorar e distanciar o artigo das versões existentes em português. Não é minha intenção plagiar outros artigos.

PS:Ainda bem que a questão da ficha já está resolvida, fico mais descansada.