quinta-feira, 5 de julho de 2007

Medida defendida pelos médicos espanhóis
Pílula do dia seguinte sem receita médica


Os ginecologistas e obstetras espanhóis estão convencidos de que a dispensa da pílula do dia seguinte sem a exigência de apresentação de receita médica poderá travar o crescente número de intervenções de interrupção voluntária da gravidez no país. Frisando que se trata de um método contraceptivo, sem efeitos secundários assinaláveis, e não de um medicamento abortivo, os médicos entendem que o seu uso mais generalizado poderia ser positivo.

Apontando como exemplos os Estados Unidos, a França ou o Reino Unido, países onde a comercialização da pílula do dia seguinte não pressupõe a obrigatoriedade de apresentação de receituário, os profissionais de saúde do país vizinho pedem que a população seja mais bem informada sobre contracepção e o uso adequado da chamada pílula abortiva, e que a mesma seja dispensada sem necessidade de receita, preconizando também uma maior aposta na sua distribuição, de forma a torná-la acessível junto de comunidades onde até agora não tem sido, sobretudo ao fim-de-semana, a altura em que é mais requisitada.
A pílula do dia seguinte, cuja utilização Espanha aprovou em Março de 2001, tem obrigatoriamente de ser administrada no intervalo de 72 horas depois da relação sexual desprotegida. Só no primeiro ano de utilização autorizada foram distribuídas no país vizinho cerca de 160 mil unidades. Em 2005 já foram consumidas 560 mil. Uma subida muito significativa, mas que de acordo com os médicos espanhóis não tem sido suficiente para travar o recurso ao aborto (91 mil em 2005), uma vez que a população não está devidamente informada sobre o uso da pílula do dia seguinte e tem sérias dificuldades em encontrá-la no mercado.

Carla Teixeira
Fonte: El Pais, PortalFarma

1 comentário:

Rui Borges disse...

Bom artigo mas devia fazer referência à situação em Portugal. Como sabe, cá não é exigida a receita médica.