quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Roche reduz preço do Tarceva em 30% no Reino Unido

A Roche baixou o preço do Tarceva (Erlotinib) na Inglaterra e no País de Gales em quase 30 por cento. O objectivo é angariar quota de mercado e garantir a comparticipação do fármaco anticancerígeno por parte do Serviço Nacional de Saúde.

Franz Humer, presidente da farmacêutica suíça afirmou, na terça-feira, que centenas de pacientes terão agora acesso ao Tarceva com desconto enquanto não é divulgada uma análise que está a ser elaborada pelo “National Institute for Health and Clinical Excellence”, a entidade responsável pelo aconselhamento sobre fármacos do governo britânico.

Desta forma, o custo do Tarceva, utilizado no tratamento de doentes com cancro do pulmão de células não pequenas e do cancro pancreático, passa dos habituais 9.784 euros (6.800£) por paciente para um ciclo de tratamento de 125 dias, para os 7.192 euros (5.000£), um preço semelhante ao do Taxotere (Docetaxel), o fármaco rival produzido pela Sanofi-Aventis e aprovado pelo “Institute for Health and Clininal Excelence” (NICE).

No Reino Unido as empresas farmacêuticas têm liberdade para fixar o preço dos medicamentos, porém o NICE pode opor-se à comparticipação por parte do Sistema Nacional de Saúde se considerar que o mesmo é demasiado caro.

Em Portugal, o custo do tratamento com este medicamento ronda os 2500 a 3000 euros mensais. Apesar do valor ser inferior ao cobrado no Reino Unido, há suspeitas de que a prescrição do fármaco tenha sido recentemente recusada pela comissão de farmácia e terapêutica de um hospital luso a um doente com cancro. Tal como noticiou o Farmacia.com.pt, a queixa chegou à Ordem dos Médicos em Setembro.

Marta Bilro

Fonte: Forbes, Financial Times.

Sem comentários: