sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Comissão Europeia aprova comercialização de Increlex

A farmacêutica francesa Ipsen recebeu autorização de comercialização na Europa para o Increlex (mecasermin) um recombinante do factor 1 de crescimento do tipo da insulina. Este é o primeiro medicamento do género a ser aprovado no espaço comunitário para o tratamento de pacientes com níveis reduzidos da proteína IGF-1.

A Comissão Europeia emitiu uma autorização para o Increlex 10mg/ml solução para injecção, produto que recebeu estatuto de medicamento órfão atribuído pela União Europeia, em Maio deste ano. O medicamento foi aprovado para o tratamento prolongado de crianças e adolescentes com deficiência primária grave do factor 1 de crescimento do tipo da insulina. Com esta licença, a Ipsen garante exclusividade de mercado durante 10 anos.

A Ipsen comprou os direitos de desenvolvimento e comercialização do fármaco à norte-americana Tercica, em Outubro de 2006, o que lhe permite vender o medicamento na Europa e, provavelmente, noutros territórios. A Ipsen fica responsável pelo pagamento de 15 milhões de euros à Tercica relativos ao cumprimento de objectivos. O laboratório francês tem planos para disponibilizar o medicamento no mercado europeu ainda em Outubro deste ano.

Marta Bilro

Fonte: Forbes, BioPharma-Reporter.com.

Sem comentários: