sexta-feira, 10 de agosto de 2007

FDA concede mais seis meses de exclusividade ao Diovan

A farmacêutica suíça Novartis garantiu mais seis meses de comercialização exclusiva para o Diovan (valsartan) destinado ao tratamento da hipertensão. A decisão da Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (FDA) estende a protecção da patente do medicamento até Setembro de 2012 quando esta deveria terminar em Março daquele ano.

Este prolongamento baseou-se em estudos realizados com crianças que sofrem de pressão arterial alta, refere um comunicado emitido pela Novartis. A empresa adiantou também que a utilização do Diovan em crianças e jovens pode ser aprovada pela FDA até ao final do ano corrente.

O Diovan é o fármaco mais vendido a nível mundial para o tratamento da hipertensão. As vendas desta substância renderam 877 milhões de euros no segundo trimestre de 2007.

A administração de Diovan a doentes hipertensos provoca uma redução da pressão arterial sem afectar a frequência cardíaca. O fármaco é também indicado em doentes com falha cardíaca e nos pacientes que sofreram um ataque cardíaco.

No entanto, esta decisão não significa que a utilização pediátrica do medicamento seja automaticamente aprovada, afirmou Vivienne Schneider, porta-voz da Novartis.

Marta Bilro

Fonte: Bloomberg, Reuters, CNN Money.

Sem comentários: