segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Encontros bimestrais em Lisboa
Farmacêuticos debatem regulamentação


Hélder Mota Filipe, vice-presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde (Infarmed) preside no dia 8 de Novembro, em Lisboa, ao primeiro de uma série de encontros bimestrais promovidos pelo Colégio da Especialidade em Assuntos Regulamentares da Ordem dos Farmacêuticos para debater temas relevantes naquela área.

Segundo avança a OF na sua página online, a conferência deste ciclo tem como título «Responsabilidade farmacêutica no âmbito dos Assuntos Regulamentares», e deverá decorrer nas instalações do Hotel Dom Pedro Palace, na capital, a partir das 18h30, visando proporcionar aos profissionais de Farmácia uma oportunidade única para analisarem e debaterem, com diversos especialistas na área, o papel da classe no contexto da regulamentação do sector, que fruto da iminente aplicação de nova legislação anunciada pelo Governo – que concretiza, entre outros aspectos relevantes, a liberalização da propriedade das farmácias – atravessa uma fase de mudança e de consequente adaptação a novas regras.
Neste primeiro encontro dinamizado pelo Colégio de Especialidade em Assuntos Regulamentares da Ordem dos Farmacêuticos deverá ser tida em conta, para discussão, a questão da responsabilidade dos profissionais do sector, bem como as competências adicionais que lhe serão exigidas e o impacto que essas novas normas terão nas organizações em que desempenham funções. Nesta reunião e nas que hão-de seguir-se no âmbito deste ciclo, poderão participar todos os farmacêuticos especialistas em Assuntos Regulamentares interessados, bastando para tal comunicar a sua presença através do e-mail colegios@ordemfarmaceuticos.pt.

Perfil
Nascido em Mafra no dia 8 de Outubro de 1965, Hélder Dias Mota Filipe concluiu a sua licenciatura em Ciências Farmacêuticas em 1990, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Na mesma altura iniciou actividade docente, na qualidade de professor assistente estagiário e investigador. Em 1996, na mesma academia, obteve o grau de doutor em Farmacologia, tendo concluído o seu pós-doutoramento em 1999 no William Harvey Research Institute, em Londres. Enquanto investigador esteve ligado à Comissão de Avaliação de Medicamentos, à Comissão Nacional de Ética para a Investigação Clínica e à equipa de peritos da Agência Europeia do Medicamento, tendo também feito parte da direcção da Sociedade Portuguesa de Farmacologia, entre outras actividades de índole internacional.
Segundo adianta o Infarmed na sua página online, ao longo da sua carreira Hélder Mota Filipe terá sido “autor de mais de uma centena de comunicações a reuniões científicas e de mais de 40 artigos em diversas publicações internacionais nas áreas da Farmacologia e da Medicina Experimental”. Actualmente exerce a missão de professor associado de Farmacologia e Imunofarmacologia, e em simultâneo é investigador da Unidade de Farmacologia e Farmacotoxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Desde 2005 acumula ainda, em parceria com Luísa Carvalho, a vice-presidência da Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde.

Carla Teixeira
Fonte: Ordem dos Farmacêuticos, Infarmed

Sem comentários: