segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Sanofi Pasteur quer desenvolver vacina contra malária

Farmacêutica firmou parceria com o Instituto Pasteur

A Sanofi Pasteur, unidade de vacinas da farmacêutica Sanofi-Aventis, estabeleceu uma parceria com o Instituto Pasteur, um laboratório francês de destaque na área das ciências da saúde, com o objectivo de desenvolver uma vacina contra a malária, doença para a qual ainda não existe imunização.

O acordo vai permitir à Sanofi Pasteur aceder a antigénios identificados pelo Instituto Pasteur derivados do "plasmodium falciparum", o parasita responsável pela maior parte dos casos mortais da doença.

O projecto conta também com a colaboração de outras entidades, incluindo a da Universidade de Oxford, de forma a desenvolver uma vacina eficaz contra a doença que afecta anualmente 500 mil pessoas, das quais um milhão acabam por falecer.

“A Sanofi Pasteur explora continuamente novos caminhos para desenvolver vacinas inovadoras e este acordo com o Instituto Pasteur sublinha o envolvimento histórico da empresa em parcerias público-privadas com instituições de renome para ajudar a melhorar a saúde pública”, afirmou Wayne Pisano, presidente e director executivo da Sanofi Pasteur.

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 40 por cento da população mundial esteja em risco de contrair malária.

Marta Bilro

Fonte: CNN Money, Forbes.

2 comentários:

ptcp disse...

Bom artigo.

O rigor científico com que todos na sua generalidade estão a escrever é cada vez mais elevado, pelo que as correcções são cada vez em menor número.

Por isso a correcção que faço agora é menor e quase para vossa cultura geral:

quando refere o nome de uma espécie, de qualquer animal ou planta, deve respeitar a numenclatura dupla de Lineu que, como o nome indica, é composta por dois nomes, do Género e da Espécie. É escrito em itálico ou «entre aspas».

Continuação de bom trabalho.

xtrelitah disse...

Agradeço a correcção. Todos os esclarecimentos que acrescentem rigor ao trabalho são sempre uma mais-valia.