segunda-feira, 15 de outubro de 2007

FDA aprova Hycamtin Oral para o cancro do pulmão de pequenas células

Primeira terapia oral aprovada pela FDA irá permitir aos pacientes serem tratados em casa

A agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) aprovou o Hycamtin Oral (topotecano), da GlaxoSmithKline (GSK), para o tratamento da reincidência do cancro do pulmão de pequenas células, uma forma bastante rara da doença. A GSK declarou que o fármaco estará disponível em 2008.

A Glaxo sublinhou que o Hycamtin oral é o primeiro agente-único de quimioterapia aprovado para o tratamento do cancro do pulmão de pequenas células, após falha da terapia de primeira linha, e que irá permitir que os pacientes sejam tratados em casa. Especificamente, as cápsulas orais de Hycamtin foram aprovadas para o tratamento de pacientes que responderam total ou parcialmente ao tratamento de primeira linha com quimioterapia, e que estão, pelo menos, a 45 dias de terminar o tratamento. As cápsulas de Hycamtin pertencem à classe de fármacos conhecidos por inibidores da topoisomerase I (topo-I).

A GSK indicou que esta aprovação baseou-se nos resultados positivos da Fase III do estudo que comparou os pacientes com reincidência do cancro do pulmão de pequenas células, que receberam cápsulas de Hycamtin mais cuidados de suporte, com pacientes que só receberam cuidados de suporte, para além dos resultados adicionais dos estudos de Fase II e III.

A GSK anunciou que já submeteu pedidos de registo para o Hycamtin Oral na Europa, Canadá e noutros mercados mundiais.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Reuters, www.rttnews.com, CNNMoney

Sem comentários: