quinta-feira, 29 de novembro de 2007

CE aprova medicamento para tratar envenenamento por cianeto

A Comissão Europeia aprovou a comercialização do Hydroxocobalamin, um medicamento desenvolvido pela Merck, destinado ao tratamento do envenenamento por cianeto em pacientes adultos e crianças. O envenenamento por cianeto, que deriva principalmente da inalação de fumo, impede as células de usarem o oxigénio na conversão de energia, causando asfixia.

De acordo com Roberto Gradnik, director de operações europeias da Merck Serono, o fármaco permitirá “tratar de imediato um envenenamento por cianeto, quer num cenário de incêndio, num acidente ou no hospital”, uma vez que pode ser administrado no local.

“Esperamos que a disponibilização do Hydroxocobalamin na Europa provoque impacto na sobrevivência e prevenção de danos neurológicos irreversíveis como o que são provocados pelo envenenamento por cianeto”, acrescentou o mesmo responsável

O fármaco é utilizado nos Estados Unidos da América desde Dezembro de 2006 e obteve também autorização de comercialização por parte da autoridade reguladora japonesa em Setembro de 2007.

Marta Bilro

Fonte: Merck, CNN Money, Reuters.

Sem comentários: