quinta-feira, 29 de novembro de 2007

UCB pede aprovação da lacosamida para epilepsia e dor neuropática diabética

O grupo farmacêutico belga UCB apresentou um pedido de registo de um novo medicamento à agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) para o fármaco lacosamida, para o tratamento da epilepsia e da dor neuropática diabética.

O fármaco, que se virá a chamar Vimpat, foi apresentado como terapia adjuvante no tratamento de ataques parciais iniciais em adultos com epilepsia e inclui três formulações: comprimidos, xarope e injecção intravenosa.

A UCB também fez um pedido semelhante à Agência Europeia dos Medicamentos (EMEA), no início deste ano, que está a ser revisto.

A companhia belga também requereu a aprovação do fármaco, por parte da FDA, para tratar adultos com dor neuropática diabética, na formulação de comprimidos, tendo também apresentado pedido semelhante à EMEA este ano.

O pedido de registo da lacosamida para a epilepsia foi baseado nos dados de três ensaios clínicos com um total aproximado de 1 300 adultos com ataques parciais não controlado, apesar de tomarem um a três fármacos antiepiléticos. Nestes estudos, foi observada uma taxa de resposta elevada e redução na frequência média dos ataques, em comparação com o placebo.

Nos ensaios clínicos controlados por placebo, com mais de 800 pessoas com dor neuropática diabética, com a lacosamida foi observada uma redução significativa e sustentada dos valores da dor.

A lacosamida tem um modo de actuação novo e dual: aumenta selectivamente a diminuição da inactivação dos canais de sódio e interage com o alvo relevante de neuroplasticidade – a proteína-2 mediadora da resposta à colapsina (CRMP-2).

O fármaco competirá directamente com o Lyrica (pregabalina), da Pfizer, e o Cymbalta (duloxetina), da Eli Lilly, dois dos fármacos mais vendidos de ambas as companhias farmacêuticas norte-americanas.

Isabel Marques

Sem comentários: