quinta-feira, 29 de novembro de 2007

“Espuma” pode revolucionar mercado dos xaropes

A administração de xaropes a crianças poderá, em breve, deixar de ser uma preocupação para os pais, isto porque, a “Dow Chemical Company” está a trabalhar numa nova tecnologia de distribuição de fármacos que promete pôr fim às fórmulas demasiado líquidas.

“Os pais podem administrar o fármaco à criança sem se preocuparem em derramar ou provocar nódoas normalmente associadas aos medicamentos líquidos coloridos. O mesmo se aplica aos idosos ou aos animais de estimação que precisam de medicamentos”, afirmou Paul Sheskey, director de serviços técnicos da “Dow Chemical Company”, em declarações ao portal In-PharmaTechnologist.com.

“Espuma-numa-colher” (foam-on-a-spoon, ou FOAS, em inglês), é desta forma que os responsáveis descrevem a fórmula que foi desenvolvida para facilitar a administração de preparados líquidos e que surgiu quando “os cientistas procuravam um sistema de distribuição de medicamentos de rápida dissolução que fosse mais fácil de administrar às pessoas com dificuldade em tomar cápsulas ou comprimidos”.

A tecnologia funciona através da incorporação de ar numa fórmula líquida utilizando um dispensador de espuma. Segundo explicou Sheskey, “quando uma fórmula de espuma é distribuída numa colher, esta faz com que o líquido obtenha um significativo poder anti-derrame”.

A empresa utiliza um dispensador produzido pela “Rexam Airspray”, que é frequentemente utilizado em várias aplicações, nomeadamente para produtos capilares, dermatológicos, sabonetes e protectores solares. O agente espessante é a metilcelulose, uma substância que pode ser encontrado nas pastas de dentes, nos champôs, nos lápis de cera ou no papel de parede.

Até ao momento a “Dow Chemical Company” desenvolveu três protótipos utilizando três ingredientes activos: acetaminofen, hidrocloreto de difenidramina e bromidrato de dextrometorfano. No entanto, de acordo com Sheskey, qualquer ingrediente farmacêutico activo solúvel num líquido poderá ser distribuído desta forma.

Marta Bilro

Fonte: In-PharmaTechnologist.com, Pharmalot.

Sem comentários: