quinta-feira, 7 de junho de 2007

Baixos níveis de testosterona podem ser fatais

Os níveis baixos de testosterona podem aumentar as probabilidades de morte entre os indivíduos do sexo masculino acima dos 50 anos, revelou um estudo elaborado pela Universidade da Califórnia.

A investigação, que envolveu 800 participantes, com idades compreendidas entre os 50 e os 91 anos, revelou que os homens com nível reduzido de testosterona aumentam em 33 por cento as probabilidades de falecer num período de 18, comparativamente aos que apresentavam níveis normais.

Os especialistas responsáveis pelo estudo avançaram ainda que entre os indivíduos que cooperaram nesta análise, 29 por cento apresentavam doses reduzidas de testosterona, responsável pelo desenvolvimento das características masculinas, entre as quais se destaca a libido.

De acordo com os observadores ter um estilo de vida saudável é um dos segredos para ajudar a manter os níveis regulares da hormona no corpo, uma vez que a idade se encarrega de os ir diminuindo. “Em vez de suplementos, deve-se mudar o estilo de vida, manter o corpo em forma e aproveitar o máximo da testosterona”, aconselha Richard Sharpe, investigador da MCR Human Reproductive Sciences Unit, de Edimburgo.

Marta Bilro

Fonte: BBC

Sem comentários: