quinta-feira, 7 de junho de 2007

Na Europa os portugueses são quem mais paga pela Saúde

Os portugueses são dos europeus que mais pagam pelos medicamentos, consultas e exames médicos. A saúde em Portugal fica mais cara do que nos países mais ricos europeus. As famílias mais pobres sofrem mais com esta situação.

Segundo uma comissão de peritos nomeada pelo Governo revela que os portugueses pagam directamente do seu bolso 22, 5 por cento das despesas de saúde, mais do dobro dos franceses, holandeses e britânicos, tudo povos com o poder de compra muito superior ao nosso, que só pagam cerca de 10 por cento dos cuidados médicos e produtos farmacêuticos.

As «taxas de comparticipação do Estado são baixas» comparadas com as dos outros países europeus, e as «Despesas directas com a saúde tendem a onerar as famílias mais pobres», informa o estudo dos peritos.

As taxas moderadoras cobradas aos portugueses, não fogem à média europeia, embora haja países como a Espanha, Dinamarca e Itália onde não são cobradas a ninguém.Os peritos sugerem ao governo a criação de taxas diferenciadas em função do rendimento de cada um.

Nuno Oliveira Jorge

Fonte: Jornal Digital

Sem comentários: