quinta-feira, 7 de junho de 2007

Merck reduz para metade preço do Efavirenz na Tailândia

A Merck Sharp & Dohme, subsidiária tailandesa da Merck, concedeu uma redução no preço do antiretroviral Efavirenz naquele país, que custará agora 23 dólares norte-americanos mensais a cada paciente, cerca de metade dos 43 dólares do preço original. Para além disso, a farmacêutica alemã propôs-se disponibilizar gratuitamente a versão líquida do fármaco a 2.500 crianças seropositivas e fornecer apoio em testes e tratamento para os mais jovens.

Ainda assim, a oferta do laboratório não consegue acompanhar os 20 dólares praticados na Índica sobre a mesma versão do medicamento. Em Novembro de 2006, a Tailândia emitiu uma licença compulsória do fármaco para que este fosse produzido a um custo reduzido. A partir daí o governo e o laboratório farmacêutico têm estado em negociações.

A proposta da Merck acerca da redução de preço foi apenas afiançado verbalmente, o acordo será formalizado na próxima terça-feira (12 de Junho). Apesar de estarem satisfeitos com o anúncio, as autoridades deverão aceitar a proposta principalmente pelos grandes benefícios concedidos ao tratamento infantil.

Marta Bilro

Fonte: Agência da Notícias da Aids

1 comentário:

ptcp disse...

Mais uma vez um bom artigo mas com uma imprecisão: "Merck Sharp & Dohme, subsidiária tailandesa da Merck"; a Merck Sharp & Dohme é uma subsidiária Merck Co. que tem representação, também, na Tailândia. Em Portugal também está representada (www.msd.pt).