quinta-feira, 7 de junho de 2007

Infarmed retirou Viracept do mercado português

A Autoridade Nacional de Medicamentos e Produtos de Saúde ordenou a retirada imediata do mercado de todos os lotes do medicamento Viracept (nelfinavir), depois de a congénere espanhola ter anunciado a recolha voluntária do fármaco na versão 250mg, por ter sido detectada uma contaminação com um solvente orgânico.

De acordo com uma decisão da Agência Europeia do Medicamento, a recolha está a ser feita pela Roche Farmacêutica Química, empresa titular do medicamento em Portugal, que notificou a EMEA da presença da impureza potencialmente tóxica no medicamento. Testes entretanto efectuados pela farmacêutica demonstram que o nível de contaminação poderá variar de acordo com os lotes, pelo que, dias depois da recolha voluntária da versão 250mg, foi decidida a retirada do mercado de todos os lotes, tida como a medida mais adequada para salvaguardar a saúde pública.

O Viracept é um medicamento antiretroviral indicado no tratamento da infecção por VIH, estando autorizado por procedimento centralizado na Europa, podendo estar a ser utilizado por pessoas infectadas com sida, incluindo grávidas e crianças. Numa nota emitida hoje, o Infarmed assegura que não existem outros medicamentos com a mesma substância activa no mercado nacional, havendo alternativas terapêuticas. Os pacientes que estejam medicados com Viracept deverão consultar o seu médico assistente tão rapidamente quanto possível, no sentido de lhe pedir a prescrição de um medicamento alternativo.

Carla Teixeira
Fonte: Infarmed

1 comentário:

ptcp disse...

Esta notícia já foi publicada ontem.