quinta-feira, 7 de junho de 2007

Ranbaxy ganha processo das patentes norueguesas de atorvastatina

Um tribunal de recurso norueguês deu razão à Ranbaxy Laboratories, empresa farmacêutica de capital indiano, no processo com a Pfizer que envolve as patentes chave da atorvastatina na Noruega. O fármaco, indicado para a redução de colesterol, é comercializado pela Pfizer com o nome Lipitor.

O tribunal de primeira instância de Oslo já tinha previamente decidido a favor da Ranbaxy ao considerar que o laboratório não transgrediu duas das patentes norueguesas (177.566 e 180.199) da Pfizer que protegem compostos intermédios concretos. Ainda assim, a justiça não aceitou razões da Ranbaxy sobre o incumprimento da patente norueguesa da Pfizer 177.706, que protege o mesmo tipo de composto. A farmacêutica indiana interpôs um apelo ao processo e o tribunal de recurso corroborou a decisão acerca das patentes 177.566 e 180.199 e revogou a decisão acerca da patente 177.706.

A justiça norueguesa invalidou também a patente da Pfizer (309.322) naquele país num processo com vista à produção de atorvastatina amorfa. A decisão proferida hoje vai permitir que a Ranbaxy comercialize comprimidos de atorvastatina na Noruega. De acordo com o vice-presidente para os assuntos de propriedade intelectual global da farmacêutica, Jay Deshmuckh, esta é uma decisão muito importante porque valida a posição da empresa acerca das patentes do fármaco. Para além disso, “permite que a Ranbaxy comercialize uma fórmula genérica de atorvastatina a um preço mais reduzido que beneficiará os utentes noruegueses”, concluiu o responsável.

Marta Bilro

Fonte: PM Farma

3 comentários:

ptcp disse...

Em Portugal a Pfizer comercializa esta molécula sob o nome comercial "Zarator". Para este tipo de informação utilize a ferramenta do Infarmed para pesquisa de medicamentos de uso humano (http://www.infarmed.pt/infomed/inicio.php - entrada livre).

xtrelitah disse...

Obrigada pela correcção. No entanto, ao consultar a ferramenta do Infarmed surgiu-me uma dúvida. A substância aparece com o nome "Zarator" e com o nome "Sortis", ambos comercializados pela Pfizer. Neste caso, devo escolher um dos nomes ou mencionar os dois?

Rui Borges disse...

Neste caso deve seguir a sua intuição. O Zarator é o medicamento de referência.