quarta-feira, 11 de julho de 2007

Eli Lilly distinguida por criar parceria contra a tuberculose

A farmacêutica Eli Lilly foi condecorada em consequência da criação e implementação de uma parceria global com vista ao tratamento da tuberculose multi-resistente e tuberculose resistente a fármacos. Os Global Business Coalition's Awards homenageiam o contributo dos negócios na luta global contra o HIV/Sida, a tuberculose e a malária.

O laboratório norte-americano disponibilizou, em 2003, um investimento inicial no valor de 50,8 milhões de euros para dar inicio à “MDB-TB Partnership” e financiar uma estratégia para aumentar o fornecimento de medicamentos eficazes para o tratamento da doença. Em Março, a empresa investiu mais 36,3 milhões de euros nesta parceria, que hoje se transformou numa aliança internacional na qual figuram 14 instituições públicas e privadas, organizações humanitárias, instituições académicas e associações profissionais de saúde.

Sidney Taurel, presidente e director executivo da empresa, salientou que a Lilly se sente “honrada por figurar entre as organizações reconhecidas pelo Global Business Coalition” e por partilhar esta distinção “com a aliança internacional de organizações que se juntaram à luta para parar a propagação da doença”. Através dos esforços colectivos, “estamos empenhados em providenciar os recursos globais necessários para melhorar a prevenção e tratamento de pacientes que sofrem desta doença mortal”, acrescentou o responsável.

Recorde-se que, em Junho, a Eli Lilly anunciou a criação de uma parceria, de fundos públicos e privados, que deverá conduzir a uma fase preliminar de pesquisa de novos fármacos urgentes no tratamento da tuberculose, onde se incluem as novas estirpes resistentes. O projecto, que envolve um investimento de cerca de 11 milhões de euros num prazo de cinco anos prevê a criação de uma estrutura de pesquisa não lucrativa sedeada em Seattle, que irá utilizar recursos de algumas das mais importantes organizações e investigadores nacionais de doenças infecciosas e tuberculose.

A tuberculose é uma das maiores pandemias mundiais, uma doença de proporções globais que mata uma pessoa a cada 20 segundos. Mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo são portadores de uma das estirpes de tuberculose e milhões morrem todos os anos. A Organização Mundial de Saúde estima que, em média, um paciente com tuberculose resistente a fármacos infecte mais de 20 pessoas durante a sua vida.

Marta Bilro

Fonte: Express Pharma

1 comentário:

Rui Borges disse...

Muito bom, mas excelente seria com menos um parágrafo...