quarta-feira, 11 de julho de 2007

Ventana considera oferta da Roche inadequada

A Ventana Medical Systems recusou a oferta pública de aquisição lançada pela farmacêutica Suíça Roche. A proposta, que tinha sido considerada hostil pela empresa norte americana, atingia os 2,2 mil milhões de euros.

O quadro de accionistas considerou que os 54,5 euros por acção, oferecidos da Roche, eram “inadequados em vários aspectos” e que subestimam o valor da empresa e as suas perspectivas no mercado dos testes de diagnóstico de cancro.

Ainda assim, de acordo com Pascale Boyer, analista da Bordier & Cie, “o negócio deverá ir em frente porque, provavelmente, a Roche deverá aumentar o preço”. O especialista considera que o laboratório suíço não está disposto a arriscar que a Ventana possa ser adquirida por outra empresa, principalmente porque é esta que produz um dos seus testes para avaliar a resposta dos pacientes ao fármaco Herceptin, utilizado no tratamento do cancro da mama.

O valor que a Roche pfereceu por cada acção da empresa norte-americana especializada em histopatologia, representa um prémio de 45 por cento face ao seu valor de fecho na sessão do dia 25 de Junho, altura em que a proposta foi anunciada. Na sequência desta recusa, as acções da Ventada registaram hoje uma quebra de cerca de 40 cêntimos, ou menos de 1 por cento, para os 57,87 euros no Nasdaq. Por sua vez, a Roche desvalorizou cerca de 78 cêntimos por acção, ou menos de 1 por cento, para os 130,9 euros na bolsa de Zurique.

O mercado de testes diagnósticos através de tecidos humanos cresce, actualmente, cerca de 10 por cento a cada ano e a Roche é já uma das maiores empresas de diagnóstico a nível mundial.

Marta Bilro

Fonte: Bloomberg, Forbes, Reuters.

1 comentário:

Rui Borges disse...

Sucinta e muito interessante. Excelete!