quarta-feira, 11 de julho de 2007

Portugal recusou integrá-la no plano nacional de vacinação
Vacina contra o HPV financiada em França


A vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), agente causador do cancro do útero, vai ser financiada pelas autoridades francesas para as mulheres entre os 14 e os 23 anos. Mais de dois meses depois de o Alto Conselho para a Saúde Pública francês ter recomendado a imunização contra aquela doença, o governo anuncia a medida. Em Abril o governo português recusou incluir aquela vacina no Plano Nacional de Vacinação.

Na tentativa de travar a incidência daquele carcinoma e de prevenir as lesões cervicais cancerosas e os condilomas genitais, o conselho tinha preconizado a vacinação universal das meninas de 14 anos, contra os quatro tipos de vírus, e a possibilidade de inoculação das adolescentes e jovens entre os 15 e os 23 anos, antes de iniciarem a sua vida sexual ou no ano seguinte. Actualmente, o cancro do colo do útero é responsável pela morte de uma mulher a cada dois minutos à escala mundial – em Portugal são anualmente diagnosticados 900 casos e mais de 300 acabam por revelar-se mortais, à cadência de uma mulher por dia – e pela destruição da vida sexual, familiar e social das sobreviventes.
O ginecologista Joseph Monsonégo, do Instituto Alfred Fournier, com sede em Paris, considerou que a decisão de financiar aquela vacina “reflecte o elevado interesse público na prevenção, não só do cancro do colo do útero, mas também de outras doenças genitais”, congratulando-se com a medida. Até ao momento só nove países europeus – Áustria, Alemanha, Itália, França, Noruega, Luxemburgo, Bélgica, Suíça e Reino Unido – recomendaram a vacinação universal de jovens pré-adolescentes.

Carla Teixeira
Fonte: Agência Lusa

Sem comentários: