quarta-feira, 11 de julho de 2007

Genentech associa-se à Tercica para desenvolver novos fármacos

A empresa de biotecnologia Tercica assinou um acordo com a norte-americana Genentech com o objectivo de combinar medicamentos já existentes no mercado, de forma a dar origem a novos produtos mais eficazes no tratamento de distúrbios hormonais.

O Intelex, um recombinante do factor 1 de crescimento do tipo da insulina, produzido pela Tercica, e o Nutropin, da Genentech, um recombinante da hormona de crescimento humana, deverão ser associados para desenvolver tratamentos para as perturbações de crescimento e perturbações metabólicas. A Trecica fica responsável por financiar e conduzir o desenvolvimento dos dois produtos que deverão resultar numa única injecção diária.

A segunda maior empresa de biotecnologia a nível mundial deverá entregar à Tercica cerca de 38,4 milhões de euros em pagamentos de equidade, direitos de opção e custos de reembolso de desenvolvimento e investigação. A Genentech vai ainda despender de 2,9 milhões de euros para se apoderar de 708.591 acções do stock comum da Tercica.

A empresa de biotecnologia australiana está dependente das instruções da Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (Food and Drug Administration - FDA), para poder iniciar, em 2008, os ensaios clínicos de fase II, tal como está planeado. Este primeiro estudo deverá avaliar a combinação dos produtos para o tratamento de pacientes com níveis reduzidos da proteína IGF-1 e baixa estatura não associada a um crescimento hormonal deficitário. Será também realizada uma segunda associação de fármacos para os doentes adultos com uma deficiência na hormona de crescimento.

De acordo com John Scarlett, director-executivo da Tercica, o acordo baseou-se em estudos pré-clínicos que sugeriram que a acção do Increlex e do Nutropin é mais eficaz quando os fármacos são associados do que quando são administrados em separado.

Marta Bilro

Fonte: Business Times, The Street, Reuters.

2 comentários:

Rui Borges disse...

O título deve fazer referência a distúrbios do crescimento.

Referir apenas distúrbios hormonais é demasiado vago, e falar da insulina torna a notícia mais dificil de entender.

O lead,como parte mais importante de uma notícia deve ser claro, curto e concreto.

xtrelitah disse...

Preparava-me para proceder às correcções sugeridas quando reparei que o artigo já foi publicado no Farmacia.com.pt. No entanto, se acharem necessário, farei na mesma as alterações.