quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Alimentação rica em ómega-3 previne hipertensão

As gorduras omega-3, presentes nas nozes e em espécies de peixes como a sardinha, a cavala ou o salmão, são benéficas para o coração e ajudam a limpar as artérias, controlando a pressão arterial e, consequentemente, prevenindo a ocorrência de problemas cardiovasculares, revela um estudo realizado pela Associação de Cardiologia Americana.

De acordo com as conclusões da investigação, uma dieta rica em peixes, verduras, nozes e grãos ajuda a reduzir a pressão arterial. Estes alimentos contêm EPA e DHA, ácidos graxos de omega-3, gordura que permite ao organismo humano funcionar de forma adequada.

Para além de ajudar a diminuir os níveis de triglicéridos e o colesterol total presente no sangue, o ómega três é um contributo essencial para o melhor funcionamento do cérebro. Ao revitalizar o funcionamento das artérias, a substância estabiliza os níveis de tensão arterial prevenindo a hipertensão, condição que está base da maioria das doenças cardiovasculares, a primeira causa de morte em Portugal e na maioria dos países desenvolvidos.

Nesse sentido, os especialistas recomendam o consumo equilibrado de ómega-3, que deve corresponder a duas refeições semanais à base de peixe, principalmente sardinha, cavala, arenque, atum ou salmão.

Marta Bilro

Fonte: American Heart Association, IPCdigital.com, Administração Regional de Saúde do Centro.

2 comentários:

Rui Borges disse...

"ácidos graxos" são "ácidos gordos".

xtrelitah disse...

Utilizei o termo para evitar escrever na mesma frase a palavra "gordos" e "gordura", porém concordo que não é muito comum. Já procedi à alteração.