quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Boletim interno criado em 2006 dá lugar a página na internet
Onusida lança blog com informação científica

As mais recentes notícias relativas a investigação e avanços científicos na área da sida encontram-se desde esta semana disponíveis num novo blog criado pelo organismo das Nações Unidas para os assuntos relacionados com aquela doença. Numa página online com o endereço http://hivthisweek.unaids.org/, a Onusida disponibiliza aos interessados informações actualizadas sobre uma das patologias que mais preocupa os cidadãos e a comunidade médica e científica de todo o mundo.

À luz de um comunicado emitido pela Onusida no seu site oficial, o novo blog reúne as últimas notícias relativas a desenvolvimentos científicos na investigação da síndroma da imunodeficiência adquirida, juntamente com artigos publicados em jornais e revistas especializados, notas de edição e a possibilidade de os visitantes deixarem também os seus comentários. Concebido em 2006 no formato de newsletter interna da Onusida, o boletim «HIV this week» assume agora a vertente digital, e abre-se aos interessados de todo o mundo. O blog é editado pela consultora científica chefe da Onusida, Catherine Hankins, e pela sua equipa de colaboradores, e está completamente escrito em Língua Inglesa.
De acordo com aqueles especialistas, que desde 2002 vêm recolhendo diverso material informativo em jornais e revistas especializadas em sida, “poderá parecer que existe um volume excessivo de informação no campo do HIV, particularmente para pessoas leigas em diversos países”. No entanto, asseveram, o objectivo deste novo blog é o de “facilitar a vida às pessoas, disponibilizando o acesso a literatura-chave sobre este assunto, para que possam manter-se actualizadas sobre os mais recentes progressos científicos”. Em Portugal a sida continua a crescer de forma preocupante: segundo dados da Onusida, a prevalência da doença no nosso país deverá oscilar actualmente entre os 30 e os 50 mil casos de pessoas infectadas, sendo no comportamento humano e social que reside a resposta para a epidemia, mesmo que, num futuro mais ou menos próximo, uma vacina ou eventuais alternativas terapêuticas possam ser desenvolvidas com sucesso.

Carla Teixeira
Fonte: Onusida

Sem comentários: