quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Recolha voluntária do Euglucon e Semi-Euglucon

A Roche Farmacêutica Química vai proceder à recolha voluntária de todos os medicamentos Euglucon, glibenclamida, comprimidos, 5 mg e Semi-Euglucon, glibenclamida, comprimidos, 2,5 mg, informa um comunicado divulgado pela Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde (Infarmed). A medida é justificada com o incumprimento de algumas especificações pré-estabelecidas.

Os medicamentos, produzidos em Espanha pela Kern Pharma, terão sido alvo de uma análise na qual se detectou a existência de resultados fora de especificações, refere a nota informativa emitida pelo Infarmed. Apesar de não colocarem em risco a saúde pública, serão retirados todos os lotes do referido fármaco, com registo de AIM no Infarmed n.º 8269969 e 8269944 e 8269977 cujo titular da autorização é a firma Roche Farmacêutica Química.

De acordo com documento, classificado como “muito urgente”, a deliberação do Conselho Directivo do Infarmed baseou-se no incumprimento das especificações relativas aos parâmetros de dureza do produto acabado e aos valores da impureza sulfonamida.

O Euglucon (glibenclamida) é um antidiabético oral utilizado no tratamento da diabetes em doentes não insulino dependentes (Tipo 2). A glibenclamida diminui os níveis séricos de glucose, através da estimulação da libertação de insulina pelas células β-pancreáticas.

Marta Bilro

Fonte: Infarmed.

Sem comentários: