terça-feira, 11 de setembro de 2007

Vencedor do I Prémio Merck Serono de Gestão da Qualidade em Saúde é anunciado no próximo dia 18

O I Prémio Merck Serono de Gestão da Qualidade em Saúde, destinado a incentivar a implementação de medidas de gestão da qualidade que levem a uma melhoria nos cuidados de saúde nacionais, será entregue no próximo dia 18, terça-feira, numa cerimónia a decorrer nas instalações da Associação Nacional de Farmácias (ANF), em Lisboa.

Em concurso encontram-se oito hospitais nacionais que ao longo do ano passado desenvolveram e aplicaram, com sucesso, medidas de gestão da qualidade, como o caso do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, onde o sistema implantado permitiu diminuir os níveis de infecções, causados pelo uso de cateteres, em recém-nascidos. No caso do Hospital de Sto António, no Porto, o número de quedas dos doentes idosos internados, foi também reduzido e em Almada, no Hospital Garcia da Horta, foi criado um circuito que permitiu a reembalagem de comprimidos, facilitando a distribuição de doses unitárias por todos serviços, evitando o desperdício.

O júri, composto por sete especialistas na área, deverá escolher os vencedores do prémio que competem em duas categorias: Cuidados Assistenciais e Farmácia Hospital. O vencedor de cada categoria receberá um prémio no valor de seis mil euros, destinados a formação na área da gestão de qualidade, existindo também a possibilidade de apresentação de um poster num congresso realizado dentro do âmbito.

Inês de Matos

Fonte: Jasfarma

Sem comentários: