sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Excisão de amígdalas pode piorar qualidade de sono infantil

Investigadores analisaram sono de 55 crianças nas 5 noites antes e 5 noites após a cirurgia

Retirar as amígdalas pode piorar a qualidade do sono das crianças. A conclusão saiu de um estudo norte-americano publicado na revista «Journal of Pediatric Psychology».

De acordo com os investigadores da Yale School of Medicine, os resultados apontam para uma queda importante na qualidade do sono das crianças, após a excisão das amígdalas. “Pelo menos um terço dos participantes (55 crianças) manifestou redução da eficiência do sono após a cirurgia”, anunciou a equipa norte-americana.

Neste um terço, constataram ainda que, as mais predispostas à diminuição da qualidade do sono "incorreram em maior magnitude de dor pós-operatória e revelaram ser crianças com pior relacionamento social e ansiosas.”

Os cientistas da Yale analisaram as modificações no padrão de sono de 55 crianças, com idades entre 6 e 12 anos, as quais foram acompanhadas nas 5 noites antes e 5 noites após a cirurgia.

As amígdalas - massa de tecido linfóide, em forma oval, que se situa na garganta - fazem parte do sistema imunitário. No entanto, se por um lado, podem proteger contra as infecções do tracto respiratório superior (bactérias e vírus), por outro lado, podem ser foco de obstruções e infecções de repetição, abrindo caminho a problemas de audição e respiração. Perante este quadro, sofrem um crescimento excessivo sendo a excisão, em muitos casos, a solução a seguir.

Raquel Pacheco

Fonte: Journal of Pediatric Psychology

Sem comentários: