sexta-feira, 26 de outubro de 2007

FDA reavalia genérico do Wellbutrin XL

Doentes queixam-se de dores de cabeça e ansiedade provocadas pelo Budeprion XL

A Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (FDA) está a investigar um conjunto de queixas associadas a uma versão genérica do antidepressivo Wellbutrin XL (Bupropiom). Os utentes terão reportado a ocorrência de dores de cabeça, ansiedade e outras indisposições depois de tomarem o medicamento.

O FDA está também a reavaliar a fórmula científica do fármaco, denominado Budeprion XL, depois de um grupo de consumidores ter publicado os resultados de um estudo que demonstravam diferenças chave entre este medicamento e o original de marca.

Os testes, levados a cabo pelo ConsumerLab.com, surgiram depois dos doentes que estavam a ser tratados com o Budeprion XL começarem a queixar-se de que o medicamento provocava dores de cabeça severas, problemas digestivos, ansiedade, tremores e insónia. Depois disso, um outro portal, o peoplespharmacy.com, afirmou que mais de 250 pessoas se teriam queixado do fármaco.

O Budeprion XL é produzido nos Estados Unidos da América pela Impax Laboratories Inc. e comercializado pela farmacêutica israelita Teva Pharmaceutical Industries Ltd. O director financeiro da Impax, Arthur Koch, disse que a empresa está a estudar os resultados apresentados pelo ConsumerLab, salientando que o fármaco foi sujeito a uma avaliação científica completa.

De acordo com os ensaios divulgados pelo ConsumerLab, o Budeprion XL de toma diária única libertou 34 por cento do seu ingrediente activo duas horas depois da sua ingestão, comparativamente a 8 por cento para o medicamento original. “Tem sido um abrir de olhos para todos”, comentou Tod Cooperman, presidente do ConsumerLab.com em declarações à Associated Press. “Faz-nos questionar se os genéricos serão sempre equivalentes ao produto original. Se [o ingrediente activo] é libertado em escalas tão diferentes é difícil acreditar que actuarão da mesma forma no organismo”, acrescentou.

A FDA disse não poder disponibilizar dados que corroborassem a descoberta divulgada pelo ConsumerLab. “A FDA não pode fornecer exemplos nos quais os genéricos revelaram não actuar da forma esperada. A FDA tem muitos anos de experiencia em reavaliações de medicamentos genéricos e tem muita confiança na qualidade e equivalência dos medicamentos genéricos”, afirmou a entidade reguladora.

O Wellbutrin XL, comercializado em Portugal com o mesmo nome, não tem nenhum equivalente genérico no nosso país.

Marta Bilro

Fonte: Associated Press, International Herald Tribune, Pharmalot.

Sem comentários: