sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Vacina experimental para o cancro da Antigenics mostra-se promissora

A companhia biotecnológica norte-americana Antigenics Inc. revelou que a vacina experimental Oncophage (vitespen), uma terapia estimuladora do sistema imunitário, demonstrou efectividade em pacientes com cancro do cérebro recorrente.

Os dados de fase intermédia, de um pequeno estudo realizado em 12 pacientes com glioma de alto grau, revelaram que 11 dos pacientes que receberam Oncophage aumentaram a sobrevivência por mais 6,5 meses, desde a altura da recorrência. O glioma é um tipo de cancro que afecta o sistema nervoso central que começa nas células gliais, isto é, nos tecidos conectivos que envolvem e suportam as células nervosas.

O estudo também revelou que todos os pacientes demonstraram uma resposta imune significativa específica de tumores, após a vacinação com o Oncophage. Além disso, os pacientes com doença residual mínima, na altura da primeira vacinação, mostraram mais probabilidades de sobreviver para além de nove meses, em comparação com pacientes com doença residual significativa. Os investigadores não identificaram qualquer efeito adverso ou toxicidade que possam ser atribuídos à vacina.

O Oncophage, copiado do tumor individual de cada paciente, está delineado para programar o sistema imunitário para atingir as células cancerígenas desse mesmo paciente. O Oncophage foi associado a um bom perfil de segurança, e foi-lhe concedido pela FDA as designações de “fast track”, em situações especiais a FDA autoriza que o processo de pesquisa e registro de um novo fármaco seja feito num tempo mais reduzido, e de fármaco órfão, tanto no melanoma metastizado, como no carcinoma das células renais.

A Antigenics recentemente submeteu um pedido ao Ministério de Saúde Pública russo para receber autorização de comercialização do Oncophage como tratamento adjuvante para pacientes com cancro dos rins de risco intermédio.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Reuters, Forbes, www.antigenics.com

Sem comentários: