sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Medicamentos anti-retrovirais e oncológicos dispensados gratuitamente fora das farmácias hospitalares

O Estado vai suportar as margens de lucro associadas ao armazenamento e distribuição de medicamentos oncológicos e anti-retrovirais, pelo que, estes fármacos vão continuar a ser dispensados gratuitamente fora das farmácias hospitalares. A notícia, avançada pela agência Lusa, vem rebater as afirmações feitas pela Associação Portuguesa de Indústria Farmacêutica (Apifarma) que falava num aumento do preço de base destes medicamentos.

A chamada de atenção da Apifarma lembrava que, em vez da indústria vender directamente aos hospitais ou centros de saúde sem margem de lucro, como tem acontecido até agora, a distribuição nas farmácias de oficina, bem como a sua dispensa nestes estabelecimentos, iria implicar a cobrança dos 27 por cento da margem de lucro e IVA.

O compromisso assumido pelo Estado parece assim ter sanado alguns pontos desta questão. De acordo com garantias dadas à agência Lusa por fonte oficial do Ministério da Saúde, o Estado vai suportar o custo adicional da distribuição nas farmácias de oficina, embora não confirme que terá de pagar os 27 por cento da margem de lucro da distribuição, uma vez que o processo ainda não foi finalizado.

“O custo adicional que o Serviço Nacional de Saúde vai assumir tem como contraponto a vantagem da promoção da acessibilidade. O que significa que o doente terá acesso a alguns medicamentos com maior comodidade, não tendo que se dirigir ao hospital para os ir buscar”, acrescentou a mesma fonte.

Tal como foi noticiado pelo Farmacia.com.com, o presidente da Apifarma, João Almeida, lembrou, esta terça feira, que a indústria vende directamente aos hospitais ou centros de saúde sem margem de lucro. “Ou as farmácias entregam os medicamentos sem essa margem ou terão que ser mais caros, porque aos 100 por cento do preço são acrescentados 27 por cento e o IVA”, argumentou.

Marta Bilro

Fonte: Lusa, Sol.

Sem comentários: