sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Prémio Crioestaminal 2007 distingue investigação sobre infertilidade e cancro

A descoberta de informações importantes sobre a estrutura das células responsável pela infertilidade e pelo cancro valeu à investigadora portuguesa Mónica Bettencourt Dias o Prémio Crioestaminal em Investigação Biomédica 2007. A distinção será atribuída pela Associação Viver a Ciência, na quarta-feira, dia 21 de Novembro, às 17h, no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), em Oeiras.

Durante a cerimónia de entrega do prémio estará presente um representante do Ministério da Ciência, António Coutinho, director do Instituto Gulbenkian de Ciência, e Deborah Ward, responsável pelo Departamento de Angariação de Fundos do Instituto Breakthrough Breast Cancer, em Londres. Na mesma ocasião será também promovido um debate subordinado ao tema do Mecenato Científico em Portugal, no qual serão expostas as principais dificuldades e necessidades dos investigadores portugueses.

Criado para premiar os cientistas em Portugal, o Prémio Crioestaminal em Investigação Biomédica, no valor de 20 mil euros, pretende também incentivar o desenvolvimento de investigação de excelência no nosso país.

Em 2006, o prémio distinguiu o jovem investigador Helder Maiato, do Instituto de Biologia Molecular e Celular do Porto, permitindo financiar um projecto de combinação de técnicas inovadoras que leva à compreensão da multiplicação celular.

Marta Bilro

Fonte: CienciaPT, Diário as Beiras, Farmacia.com.pt

Sem comentários: