domingo, 3 de junho de 2007

Cannabis mais prejudicial do que o tabaco

Um estudo britânico alerta: quatro cigarros de cannabis equivalem a 20 de tabaco normal.

Os números foram revelados em 2002 num relatório do Instituto Pulmonar Britânico. Fumar marijuana mata mais depressa e deixa muitas vezes sequelas irreversíveis. Agora o especialista em problemas respiratórios, Onn Min Kon, confirma: «Tenho cada vez mais casos de jovens cujos pulmões se assemelham aos de uma pessoa com 65 anos». A causa? O consumo regular de cannabis

A cannabis produz químicos semelhantes aos do tabaco, mas pode danificar as vias respiratórias de forma muito mais desenvolvida. Kon refere mesmo a possibilidade de o paciente não apresentar sintomas mas apresentar buracos nos pulmões após exames mais aprofundados. Muitos dos problemas são agravados pela conjugação das duas substâncias, facto que impede os estudos de serem totalmente claros relativamente às causas de um e de outro.

Os jovens começam fumar cedo e com mais frequência o que leva a que tenham enfermidades pulmonares geralmente apenas verificadas em pacientes com mais de 65 anos. A maioria está mal informada e ainda julga a cannabis menos prejudicial e menos dependente do que o tabaco. A facilidade de compra da substância é também um factor que alimenta as estatísticas negativas.

Susana Teodoro

Fonte: Sol e Correio da Manhã

1 comentário:

ptcp disse...

Boa notícia. Pode sempre complementar a notícia de uma origem com informação de outras fontes. Aqui fica uma notícia que podia ter ajudado a complementar e distinguir a sua notícia: "Cannabis: Molécula que inibe dependência testada em ratos" disponível em http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=60&id_news=279164.