domingo, 3 de junho de 2007

Ginseng pode reduzir fadiga em doentes com cancro


O consumo de doses diárias de ginseng pode ajudar a reduzir a fadiga e a melhorar os níveis de energia e o bem-estar emocional dos doentes com cancro, revelou uma pesquisa elaborada por especialistas da Clínica Mayo em Rochester, no Minnesota. Os primeiros resultados deste estudo piloto, que envolveu 282 pacientes, foram hoje apresentados durante a reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO na sigla inglesa).

Apesar dos resultados positivos, os especialistas aconselham prudência até que possam ser desenvolvidas mais investigações. A fadiga é um dos efeitos secundários mais frequentes nos doentes com cancro e que mais afecta a normalidade do dia-a-dia dos pacientes.

Os benefícios do ginseng no tratamento das constipações e da diabetes têm vindo a ser aplaudidos, os cientistas acreditam que poderá funcionar também como uma substância que ajuda o corpo a superar os efeitos do stress físico e psicológico a que os doentes com cancro estão frequentemente sujeitos.

O grupo de pacientes aos quais foram administradas doses diárias de ginseng admitiu ter sentido melhoras a nível físico, mental, espiritual e emocional. No entanto, os cientistas consideram que, embora os resultados sejam auspiciosos, ainda é prematuro recomendar suplementos de ginseng aos doentes com cancro.

Debra Barton, uma das cientistas envolvidas no projecto, explicou que “apesar dos resultados serem promissores”, ainda há pesquisas que precisam ser desenvolvidas. Para além disso, existem várias composições de ginseng disponíveis no mercado e algumas podem não ser adequadas.

Marta Bilro

Fonte: BBC News, SpiritIndia.com

1 comentário:

ptcp disse...

Boa notícia. A imagem é sempre um bom complemento ao texto.