domingo, 3 de junho de 2007

Obesidade

A maior parte da população portuguesa tem excesso de peso ou sofre de obesidade. As causas estão relacionadas com, hábitos alimentares desequilibrados, sedentarismo e consumo de tabaco.
A obesidade é uma doença crónica complexa que resulta da acumulação excessiva de tecido adiposo, provocando um aumento de peso superior em 25% ao peso normal estimado. O seu tratamento deve basear-se no grau de obesidade e no quadro clínico geral de cada pessoa.
O objectivo inicial deve ser a perda de 10% do peso inicial, através de dieta específica e de actividade física. Em casos específicos poder-se-á recorrer à utilização de fármacos. Em casos extremos, poder-se-á equacionar a cirurgia para redução do tamanho do estômago.
Tipos de Cirurgia ou Técnicas Cirúrgicas
A colocação de uma banda gástrica tem vindo a ser, a solução mais viável para a perda de peso. Mas, temos que ter em consideração, que nem todos os pacientes podem proceder à sua colocação.
A colocação da Banda Gástrica Ajustável consiste na aplicação por via laparoscópica, de uma cinta de "silastic" em volta da parte alta do estômago de modo a criar-se uma pequena bolsa gástrica e, assim, regular a passagem dos alimentos.
A perda de peso é mais rápida no primeiro ano e lenta nos subsequentes. A dieta tem que ser vigiada de forma muito cuidadosa à medida que a banda for sendo ajustada, necessitando de vigilância a longo-prazo.
"By-Pass" Gástrico com ansa em Y de Roux
Esta intervenção consiste igualmente na redução do tamanho do estômago e na ultrapassagem de parte do intestino delgado que resulta quer na menor ingestão de alimentos, quer na redução de absorção de gorduras.
A escolha desta técnica cirúrgica resultará dos estudos prévios a realizar ao doente, os quais poderão apontar razões de ordem técnica, nomeadamente, relacionados com o peso, a forma do abdómen e a existência de intervenções cirúrgicas prévias.
A maior parte da perda de peso vai ocorrer nos primeiros 14 meses. Mesmo após a sua estabilização, será necessário continuar a vigiar com muito cuidado a dieta, sob pena de recuperação do peso perdido.
Por isso, se tem excesso de peso, já sabe, consulte o seu médico, só ele poderá saber qual a melhor via para perder peso, de forma segura e equilibrada.

Fonte: Hospital da Arrábida
Liliana Duarte

2 comentários:

ptcp disse...

É um tema com potencial mas terá de distinguir mais o seu texto do original, mesmo em termos de estrutura. Está muito semelhante ao original. Sugiro que tenha em consideração o aviso colocado no início do farmacia-press.

ptcp disse...

É preferível uma notícia que cruze duas ou mais fontes do que duas ou mais notícias de uma fonte apenas.