domingo, 3 de junho de 2007

Serviço Nacional de Saúde com Dentistas

A saúde em Portugal continua a ser um dos sectores com maior carência a nível de atendimento. As filas de espera são grandes e os utentes muitas vezes esperam longos meses para terem uma consulta. O facto é ainda mais preocupante quando se fala de uma especialidade, a estomatologia.
Em Portugal este ramo é considerado por muitos um “luxo”. A razão evidente é o preço praticado pelos dentistas. Mas porquê que no nosso país, ter acesso a este ramo da medicina é assim tão complicado?
Segundo a Constituição Portuguesa, o Serviço Nacional de Saúde deve ser universal e geral, isto é, deve abranger todos os cuidados considerados necessários para uma saúde completa e global. Isto não acontece, pois em Portugal, os serviços orais nunca estiveram abrangidos pelo Serviço Nacional de Saúde. Porque não, então, colocar à disposição de todos os serviços de estomatologia?
Claro que integrar estes profissionais fica caro, mas não podemos continuar a ter especialidades em que, apenas alguma população tem acesso. Estamos, assim, a descriminar as pessoas e a dividi-las em classes sociais.
A saúde é um problema grave no nosso País, e vai continuar a ser se, não se fizer nada para melhor.


Fonte: PCP
Jornal da Sic

Liliana Duarte

Sem comentários: