segunda-feira, 16 de julho de 2007

Febre de dengue afecta mais de 23 mil tailandeses

Mais de 23 mil tailandeses já foram, este ano, afectados pela febre de dengue, entre os quais 21 acabaram por falecer devido à doença. As estatísticas são do Ministério da Saúde Pública da Tailândia que está a avaliar as medidas que podem ser tomadas para travar o aumento dos casos.

De acordo com Morakot Kornkasem, ministro da Saúde Pública, até ao dia 7 de Julho foram contabilizados 23.653 casos de dengue, número que não deverá estancar, uma vez que, a época das chuvas ainda está longe do final. “Os casos de febre de dengue mantêm-se numa situação crítica porque a doença tende a alastrar ainda mais durante a época das chuvas”, afirmou Morakot.

A medida preventiva mais eficaz, de acordo com o ministro, passa por tentar eliminar os mosquitos através da drenagem da água que se acumula em volta de muitas habitações, até porque, 8 por cento dos doentes foram contaminados nas próprias casas.

A época mais propícia ao aparecimento da doença é o mês de Julho, porém a antecipação da chegada da chuva fez com que a dengue se tornasse numa preocupação séria para as autoridades de saúde. Se não houver uma cooperação eficaz por parte da população nos próximos dois meses, a situação poderá piorar, alertou Morakot.

Transmitida por mosquitos, a dengue manifesta-se por febre, inflamação dos gânglios linfáticos e hemorragia. Causa dores articulares e musculares intensas, pelo que recebe o nome de febre «quebra-ossos», podendo ser mortal.

Marta Bilro

Fonte: People’s Daily Online, ETNA, Bangkok Post.

Sem comentários: