segunda-feira, 16 de julho de 2007

Merck paga 5 milhões de euros à NicOx para iniciar ensaio clínico

A NicOx, empresa francesa de biotecnologia, anunciou ter recebido 5 milhões de euros pagos pela farmacêutica Merck depois de esta ter dado início a um ensaio clínico que envolve o primeiro candidato a medicamento, seleccionado a partir do acordo de cooperação estabelecido entre as duas empresas. O objectivo é desenvolver novos agentes anti-hipertensores dadores de óxido nítrico, através de propriedades tecnológicas da NiCox.

Este procedimento surge após a submissão à Administração Norte-Americana de Alimentos e Fármacos (Food and Drugs Administration - FDA) de uma autorização de pesquisa e investigação exploratória para este candidato a fármaco. Incluindo o pagamento de 5 milhões de euros recentemente efectuado, segundo com os termos do acordo com a Merck, a NicOx deverá receber um total de 19,2 milhões de euros.

Para além disso, a NicOx habilita-se ainda a receber um pagamento adicional de 269 milhões de euros, assim como os royalties das vendas do produto que resultam do acordo. O principal objectivo do ensaio clínico é avaliar a segurança, tolerabilidade e farmacocinética de doses orais únicas, de forma a seleccionar as doses e o regime de dosagens para utilizar em estudos posteriores, referiu a NicOx.

“Acreditamos que este candidato possui um potencial considerável enquanto agente anto-hipertensor melhorado, com base nas suas propriedades de dador de óxido nítrico”, afirmou Jacques Djian, responsável pela área cardiometabólica da NicOx. O especialista salienta que existem provas “de que o óxido nítrico endotelial desempenha um papel importante na regulação da pressão sanguínea” podendo, por isso, satisfazer necessidades médicas que ainda não estão preenchidas.

Marta Bilro

Fonte: Forbes, NicOx, CNN Money.

Sem comentários: