segunda-feira, 16 de julho de 2007

Prempro obriga Wyeth a regressar a tribunal

A farmacêutica norte-americana Wyeth enfrenta hoje mais um julgamento num caso que volta a envolver o Prempro, uma combinação de estrogénio e acetato de medroxiprogesterona, utilizado como substituição hormonal pós-menopausa.

Depois de se submeter ao tratamento com Prempro, e com Premarin, durante sete anos, Ellen Deutsch, terá sido diagnosticada com cancro da mama. A queixosa teria 55 anos de idade na altura em que o cancro foi detectado.

Os advogados de Ellen Deutsh deverão alegar que o laboratório promoveu, durante várias décadas, a utilização prolongada do tratamento de substituição hormonal, como algo indicado para aliviar os sintomas da menopausa, porém, não realizou estudos suficientes sobre os medicamentos. Para além disso, posteriormente alterou as suas alegações quando um estudo financiado pelo governo relacionou os fármacos ao risco de desenvolver cancro e de sofrer ataques cardíacos.

Até ao momento, a Wyeth saiu vencedora em quatro de seis processos judiciais que envolveram o tratamento. No entanto, estão ainda por resolver 4 mil queixas.

Fonte: Nj.com, Pharmalot.com, Prempro.com.

Sem comentários: