sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Hospitalares
VI Congresso Nacional da APFH em Novembro


Está agendado para os dias 20, 21, 22 e 23 de Novembro, no Europarque de Santa Maria da Feira, o Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares, que nesta sexta edição terá como tema central das várias sessões de trabalho «A política do medicamento hospitalar». A mais de dois meses do evento, o farmacia.com.pt revela o programa provisório e informa que, até ao próximo dia 26, está em marcha o prazo para a apresentação dos resumos dos trabalhos, para avaliação pela comissão científica.

Os elementos daquela comissão deverão ler e pontuar, com classificações de zero a 25 pontos, os resumos dos trabalhos apresentados, cabendo ainda àquele orgão, num momento posterior, a decisão quanto à forma de apresentação dos mesmos, que poderá ser feita oralmente ou sob a forma de poster. Apenas serão aceites os trabalhos que forem valorados com notas acima dos 11 pontos, sendo que em cada uma das categorias os resumos aceites concorrerão automaticamente ao prémio de melhor comunicação, respectivamente nas vertentes oral e poster.
Segundo apurou o farmacia.com.pt junto da organização do evento, os trabalhos a submeter ao Congresso da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares 2007 deverão ser enviados, até ao próximo dia 26 (data-limite para o carimbo dos Correios), acompanhados de três cópias do trabalho em papel e uma em formato electrónico (Microsoft Word), bem como a indicação do autor do trabalho, morada e contacto telefónico, para a seguinte morada:

VI Congresso Nacional da APFH
Sede Nacional da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares
Edifício Tricana, Rua Padre Estevão Cabral, nº 120, 1º, sala 108
3000-316 Coimbra.

No que respeita ao programa do congresso, cuja versão provisória a APFH acaba de divulgar, estão previstas, no arranque dos trabalhos, as intervenções de Odete Isabel e Rui Ivo Santos, respectivamente presidentes das comissões organizadora e científica. O dia 20 de Novembro será integralmente dedicado à realização de workshops com os temas «Que caminhos para a investigação clínica?», «Manipular em segurança» e «Projectar um serviço por objectivos». No dia seguinte tem início a apresentação das comunicações livres, e pelas 10h30 deverá ter lugar a primeira sessão plenária, subordinada à temática «O medicamento nos sistemas de saúde». Seguem-se dois simpósios e uma segunda sessão plenária, dedicada ao «Erro em Saúde: a perspectiva». Só depois, por volta das 17h30, se realizará a sessão de abertura do vento, onde se dissertará sobre os «Caminhos para o Serviço Nacional de Saúde».
A agenda de trabalhos prossegue no dia seguinte, com novas comunicações livres, seguindo-se dois novos simpósios e duas sessões plenárias sobre «Boas práticas na Farmácia Hospitalar» e «Liberalizar ou normalizar o medicamento». No dia 23 terão lugar novas reuniões plenárias, sobre o papel das «Autoridades reguladoras na implementação de uma política de medicamentos» e sobre «Os medicamentos do século XXI», que encerra o quarto dia da jornada de reflexão. Mais informações disponíveis no site da Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Hospitalares, em www.apfh.pt.

Carla Teixeira
Fonte: APFH

Sem comentários: